Weby shortcut
logo_casle

Perguntas e Respostas

Atualizado em 04/04/18 13:30.

Qual é a utilidade do CASLE?

O CASLE foi criado com o objetivo de comprovar suficiência em Língua Estrangeira por meio de declaração de forma a permitir aos candidatos de se inscreverem nas seleções de programas que o aceitem.

Como funciona o processo seletivo do CASLE?

O CASLE funciona, apenas, por meio de editais. São publicados quatro editais por ano, seguindo o calendário aprovado para aplicação de provas definido pelo Departamento de Línguas Estrangeiras. Não há possibilidade de aplicação de provas fora do cronograma estipulado.

Como posso realizar a minha inscrição?

No ato da publicação do edital, será aberto o sistema do CASLE para que o candidatado possa fazer sua inscrição. As inscrições serão realizadas, somente, por meio de sistema online e dentro do período estabelecido no edital.

A prova do CASLE tem custo?

Sim. É cobrada uma taxa de R$ 100 reais por prova. Não há isenção de taxas de qualquer espécie.

Qual a duração da prova? É permitido o uso de dicionário?

Cada prova tem duração de duas (2) horas. É permitido o uso de dicionários impressos, não limitamos a quantidade. A prova deve ser respondida em língua portuguesa padrão.

Posso fazer quantas provas por edital?

O candidato pode fazer as quatro provas. Elas têm horários diferentes, justamente, para possibilitar ao participante a execução de todas as provas.

Qual a validade da Declaração do CASLE?

Não há por parte dessa coordenação um prazo definido para a validade da declaração do CASLE. Cada programa de pós-graduação é autônomo para decidir se utilizará a declaração emitida por nosso projeto, bem como seu prazo de validade.

Quem pode fazer a prova do CASLE?

Não há critérios para impedir que alguém faça a prova do CASLE.

 

As declarações serão emitidas com a nota do candidato?

Sim. Mas serão impressas apenas as declarações de candidatos que obtiverem nota igual ou maior que 7,0. Caso, o  candidato com nota inferior queira a impressão da sua declaração, basta fazer a solicitação pelo e-mail: casleufg@gmail.com.

As declarações servem para todos os Programas de Mestrado e Doutorado?

Cada programa possui autonomia para definir se aceitará ou não a declaração de nosso projeto.

Onde fica a Secretaria do CASLE. E qual o telefone fixo?

Não temos secretaria, nem possuímos telefone fixo, nosso atendimento é realizado, exclusivamente, por e-mail: casleufg@gmail.com.

E possível antecipar o resultado e a declaração da prova?

Não é possível. Trabalhamos apenas com os prazos previstos nos editais. Nossas datas são aprovadas no Departamento de Línguas Estrangeiras e a coordenação do CASLE não pode alterá-las.

Onde posso retirar a  declaração?

As declarações estarão disponíveis aos candidatos 72 horas após a divulgação do resultado final das avaliações, na sala 61 do Bloco Bernardo Élis, piso superior, Faculdade de Letras/UFG.

A entrega da declaração é somente pessoalmente, ou será possível a retirada por um terceiro?

A retirada por um terceiro é possível, basta que ele nos apresente uma autorização assinada pelo participante do processo. Há um modelo disponível em nossa página: https://casle.letras.ufg.br/up/430/o/modelo_retirada_certificado.pdf .

Como fazer para solicitar e retirar outros tipos de documento que não seja a declaração?

O participante deve nos solicitar por e-mail e, no prazo 3 dias úteis, providenciaremos os documentos requisitados.

É possível o envio de documentos por correio? E por e-mail?

Não enviamos documentos pelo correio. No entanto, podemos enviar documentos solicitados por e-mail, dentro do prazo de 72 horas, se nos for solicitado.

Portadores de necessidades especiais têm acompanhamento especial no ato da prova?

Sim. Basta nos avisarem de que precisam de atenção especial, com no mínimo 10 dias de antecedência, para que possamos nos organizar e atender às suas solicitações.

O CASLE oferece curso preparatório para essa prova?

Não. No entanto, há modelos de provas disponíveis em nossa página. Todas as provas aplicadas pelo CASLE, a partir do segundo edital de 2015, estão disponibilizadas em nosso sítio.

 

A prova do CASLE é reconhecida pela CAPES?

Não.

Listar Todas Voltar